quarta-feira, 5 de junho de 2013

Borboletas

Apareceram na segunda feira lá por casa, no meio da roupa que esteve a secar durante o fim de semana. Segundo a notícia do Correio da Manhã:

"A zona de Lisboa é a mais afectada por estas borboletas, de cor castanha, cuja proviência não é totalmente conhecida.
O presidente da Associação Portuguesa de Médicos de Saúde Pública, Mário Jorge, disse ao CM que as “mariposas podem provocar alergias de pele e respiratórias devido às partículas que emitem”.
Segundo o médico, as fezes que os insectos largam provocam essas alergias nas pessoas.
José Robalo, subdirector-geral de Saúde, afirma que “as condições atmosféricas são propícias ao aparecimento dos insectos”, cujo crescimento foi acelerado devido ao calor.
As mariposas (nome científico ‘Autographa gamma’) poderão ter vindo de Espanha, que está a ser assolada por milhões de insectos, em especial nas regiões de Madrid e Cáceres.
Nuvens de borboletas castanhas incomodaram os portugueses nos últimos dias e as queixas transmitidas ao CM chegam um pouco por todo o País, designadamente das cidades do Porto, Aveiro, Viseu, Leiria e Évora, menos no Norte e Algarve.
MIL LARVAS CADA INSECTO
Com um tamanho de quatro centímetros, cada mariposa vive cerca de três semanas. Antes de morrer, este bicho irritante põe mais de 1000 ovos, que passam pelos vários estados de ovo, larva e crisálida, antes de chegar a adulto.
Depois de uma Primavera chuvosa, o período seco favorece a eclosão dos insectos. Condições atmosféricas como as que se vivem actualmente em Portugal e Espanha ajudaram à praga."


Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pela sua mensagem!
Espero que goste e que volte!
BJs.