quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Do tema que tanto se tem escrito: co-sleeping

Em nossa casa não há. E com isto não quer dizer que discordamos com a prática, apenas temos dois filhotes que adoram dormir na sua caminha.

Partilharam o nosso quarto até aos 6-9 meses de idade apenas porque me era mais confortável esticar o braço quando a chucha caía.

Mamaram a meio da noite até aos 3 meses (os dois). Depois disso mamavam à meia-noite e depois só acordavam para mamar pelas 7, 8 horas. O F. pedia muitas vezes a chucha a meio da noite e até a ter largado aos 2 anos e 4 meses por iniciativa dele. O H. nunca gostou muito da chucha, adormecia com ela e era o que lhe bastava. Acabou por largá-la aos 18 meses, ou melhor, deixámos de lha dar aos 18 meses e não houve qualquer problema - ele não a pedia e como tal optámos por deixar de lha oferecer.

O F. apenas aparecia na nossa cama quando estava doente. O ele querer deitar-se connosco normalmente era sinal de febre. E mesmo doente, ele gosta é de estar sossegado na sua cama, rodeado pelos seus bonequinhos.

O H. entre os 3 e os 4 anos teve uma fase complicada. Começou quando estavamos de férias. Penso que ele estranhou o sofá-cama onde dormia e acabava por a meio da noite ir para a nossa cama. De regresso à nossa rotina, passou a acordar por volta das 6, 6:30, pegava nos seus bonequinhos todos e lá aparecia na nossa cama. Como já era quase hora de nos levantarmos, não o íamos deitar na cama dele - era o miminho antes de acordar (dele e nosso). Até que já perto dos 4 anos, a hora dele de acordar começou a ser antecipada: 5:00, 5:30... Uma noite ele apareceu na nossa cama pouco passava da meia-noite (tinhamos acabado de adormecer). Achei que estava na hora de pôr um ponto final ao hábito. Peguei nele e deitei-o na cama dele. Penso que ele só fez esta brincadeira mais uma vez e aprendeu que tinha que ficar na caminha dele.

Ainda hoje de manhã, enquanto estava a acordar o H. perguntei-lhe se podia dormir com ele um pouco porque também estava cheia de sono. Levei logo de resposta que aquela era a caminha dele (como quem diz, se queres vai lá para a tua que aqui só quem dorme sou eu).

Esta é a nossa experiência. Se tivermos um terceiro vai ser igual? Não sei. Penso que vai ser difícil, até porque enquanto eu amamentava a meio da noite (portanto os três primeiros meses de vida dos meus filhos - e não foram mais porque eles não quiseram) eu tinha um pesadelo recorrente - adormecíamos os três e que os sofocava com o meu peso, mas cada caso é um caso e a vida vai-nos ensinando que podemos sempre mudar de atitude perante o que nos é apresentado.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pela sua mensagem!
Espero que goste e que volte!
BJs.